domingo, 28 de março de 2010

Competições



Isle of Man - Tourist Throphy

Desde que se começou a fabricar motocicletas, existem as corridas. A mais antiga delas é o Tourist Trophy, na Ilha de Man , realizada desde 1907, até hoje!

Em 1906, num jantar comemorativo no clube inglês, Auto Cycle Union, surgiu a idéia de uma prova motociclistica longa e em estradas. Como era proibido na Inglaterra, a corrida seria realizada numa ilha do mar da Irlanda, onde havia travessia por ferry-boat.

Essa era a Isle of Man ! A idéia recebeu todo apoio do governo independente da ilha, que já tinha uma prova de automobilismo internacional!


O circuito "oficial" da prova é chamado de Montanha , com 60, 739 Km (!!!) de extensão. Para as motos da época, foi criado um circuito menor, chamado de St. John, com apenas 25 km !

Para a primeira corrida, o regulamento era o seguinte: Moto de turismo, com dois freios, silenciador, jogo de ferramentas e um banco solo. Foram criadas 2 categorias : motos de um cilindro com consumo de 33 Km / l e de dois cilindros com consumo mínimo de 25 Km / l. No resto valia tudo, desde peso, cilindrada, etc.

Em 28 de maio de 1907 acontece o primeiro Tourist Trophy !!

A prova teve 10 voltas, num total de 250 km, e foi vencida, na categoria monocilíndrica, por Charles Collier, com uma Matchless (ele era o dono da fabrica !) abrindo uma vantagem de mais de 10 minutos sobre o 2º e 3º colocados , que correram de Triumph !

Charles Collier (na frente) e Harry Collier e suas AJS - Matchless

A categoria bicilindrica foi vencida por Rem Fowler, com uma Norton equipada com motor Peugeout, que mesmo com mutios tombos, pneu furado, e outras peripécias, chegou com 30 minutos de vantagem. Sua média foi de 69 Km / h !

A corrida era contra o relógio, ou seja vencia quem fizesse o percurso de 10 voltas em menos tempo. A prova era do piloto e sua moto contra a estrada ! A largada era aos pares. Não existia estratégia de corrida e retardatários. Os adversários de cada um eram os buracos, muros, e as estradas estreitas e poeirentas !!

Largadas aos pares

Isso sem contar com o clima da ilha, que era úmido e frio. No meio da prova o piloto poderia topar com um repentino e denso nevoeiro, uma chuva fina e fria e logo após encontrar sol novamente !

Já em 1909, a corrida teve uma média de 79 Km /h vencida por Harry Collier (irmão de Charles) , com uma Matchless . Já não havia mais as categorias separadas.

Lister Cooper com sua Triumph 3,5 hp em 1908

Em 1911, o circuito adotado foi o da Montanha com seus 60 Kms. Nesse ano houve a primeira vitória de uma moto não inglesa. Foi vencida por uma Indian americana, que aliás também fez os 2º e 3º lugares. Essa moto era muito moderna e evoluída , e tinha um câmbio de 2 marchas (!!!), o que lhe dava enorme vantagem nas subidas longas do percurso da Montanha !

O circuito da montanha tem 256 curvas, e retas de até 6 Km, com muitas pontes, saltos, paredões, subidas e outras armadilhas !!


Mapa do circuito

As categorias seriam : Light 250 cc, Júnior 350 cc e Sênior 500 cc.

A esta altura, o evento já era tradicional e tinha um forte apelo turístico e economico para a ilha. As fabricas, sentindo sua importancia, começaram a investir pesado na competição. BMW, Norton, Triumph, Moto Guzzi, Gilera, ... todos queriam vencer !

Veio então a 2ª Guerra Mundial. O T T da Isle of Man parou !

Em 1947, recomeçam as provas. Foi vencida por uma Norton 500, pilotada por Harold Daniell , com média de 133,2 Km /h. Essa vitória da Norton 500, deu origem à série especial , a Norton Manx , como são chamados quem nasce na ilha !

John Surtess pilotando uma Norton Manx

Na década de 50 , mais mudanças em catergorias, motos, cilindradas, etc. Em 1957, na prova do Jubileu , 50 anos, o vencedor foi Bob Mclntyre, com uma Gilera 500 de 4 cilindros, percorrendo os 483 Km com média , pela primeira vez em sua história, acima das 100 milhas / hora , exatos 162,7 Km / h na volta mais rápida !!

Largada na década de 50

A partir daí, a competição passou por um período de baixa. Com algumas fábricas como Gilera , Guzzi e outras , saindo da competição, um público pequeno, provas monótonas , ... o brilho do Turist Trophy ficava esmaecido!

Nos anos 60, os japoneses (sempre eles!) começam a participar com apoio oficial das fábricas. Foi a volta do glamour da Ilha de Man!


Em 1967, a primeira vitória de uma japonesa, uma Honda 500, pilotada por ninguém menos do que Mike "The Byke" Hailwood, com um recorde de média, de 108,77 mph ou seja 175 Km / h!

Esse recorde permaneceu por 9 anos, só caindo em 1976, na prova vencida por Mick Grant, pilotando uma Kawasaki, com média de 176, 59 Km /h (109,82 mph)!

Derek Chatterton em 1976

A esta altura, o evento era um verdadeiro acontecimento mundial, sendo chamada de Daytona européia ! A primeira semana de junho transformava a ilha na " Meca do Motociclismo", e era invadida por milhares de turistas!

Já havia prova de antigas, categorias desde 50 cc, até protótipos malucos , como uma Suzuki de 12 marchas , e também o chamado Mad Sunday, onde a pista era liberada para os loucos (público) , que literalmente se destruiam pelo circuito!

Em 1977 Phill Read faz seu retorno às pistas e vence a categoria Fórmula 1 de Man!

Phil Read

Em 1978, na categoria principal, a superbike, uma Kawasaki 750, pilotada por Mick Grant é a grande estrela !! Foi a primeira vez que o tempo por volta baixou dos 20 minutos ! Na classe Fórmula 1, a vitória é de Mike Hailwood com uma Ducati Desmo 750 !

Mike Hailwood

Em 1979, Mike, The Byke dá o troco em Mick Grant, e baixa o tempo para 19 min e 45 s, com uma Suzuki 500 , com média de 183,69 Km / h , na categoria superbike !!


Giacomo Agostini



Alguns números:

Maiores vencedores:

Joey Dunlop - 26 vitórias em 78 participações
Mike Hailwood - 14 vitórias em 34 participações
Steve Hislop - 11 vitórias em 26 participações
Giacomo Agostini - 10 vitórias em 16 participações
Phill Read - 8 vitórias em 33 participações
John Surtess - 6 vitórias em 11 paricipações


Vitórias por marcas:

Honda - 111 vitórias - 2435 provas que chegou até o final.
Yamaha - 105 vitórias - 4045 provas até o final
Norton - 43 vitórias - 1577 provas até o final
MV Augusta - 34 vitórias
BMW - 30 vitórias
Suzuki - 28 vitórias


As provas acontecem até hoje, e graças aos pilotos arrojados e malucos, raça que nunca deixará de existir, irá viver por muito tempo!A pista continua com suas armadilhas e perigos, mas isso é que faz desta prova uma aventura especial, um desafio à habilidade e coragem de poucos!

Os próprios Manx (habitantes da ilha), suportam heróicamente a invasão e , baderna dos motociclistas, pois sabem da sua importancia economica e também por ter muita honra e orgulho de sediar a mais antiga das competições de motocicletas !!
A eles , aos participantes ,e aos vencedores o que importa é manter vivo o "Tourist Trophy "!


Só quem já recebeu a estatueta do deus grego Mercúrio sobre uma roda alada (o Troféu do Campeão) , sabe o que é a verdadeira glória da vitória na prova mais tradicional e carismática do motocilcismo mundial,o "TOURIST TROPHY, DE ISLE OF MAN!"

Nenhum comentário: