segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Indian Larry



"Indian" Larry Desmedt foi um notável construtor de moto, dublê e inovador no mundo das motocicletas custom.

Nascido em Cornwall-on-Hudson, New York, precocemente mostrou-se interessado em motocicletas, tornando-se fã do artista Kenny Howard (aka Von Dutch). Mais tarde, mudou-se para Califórnia para ser aprendiz do lendário construtor de hot rod e artista pop Ed "Big Daddy" Roth.

Sua juventude foi marcada pela luta contra o álcool e as drogas, tendo, inclusive, sido condenado por roubo a banco. Decidido a deixar sua tumultuada vida para trás e concentrar-se no seu talento com motos, Indian Larry fundou, em 1991, a Gasoline Alley, sua oficina de motos em New York. Suas choppers "old school" rapidamente ganharam notoriedade no mundo do motociclismo.

Sua motocicleta "Grease Monkey", foi nomeada pela revista Easyriders a Chopper do Ano. Além disso, foi o vencedor de três Discovery Channel Biker Build-Off, programa da TV americana, na qual dois construtores de motos são chamados a se enfrentar, criando suas obras de arte em um prazo estipulado, e tendo como requisito ir rodando com elas até determinado evento, onde a melhor será eleita em votação, pelo público presente. Em sua segunda vitória, após, surpreendentemente, declarar que, na verdade a competição teria terminado "empatada", seu troféu foi devidamente cortado em pedaços e dividido, tanto com seu "adversário" Billy Lane, como com a platéia, que foi ao delírio.

Sua última criação foi a Chain of Mystery, moto na qual as estruturas do chassi foram feitas de correntes soldadas. Esta incrível máquina mostrou-se possível, como todas as suas outras criações, mantendo-se firme em velocidades superiores a 100MPH. Após a sua morte, o Discovery Channel exibiu um episódio em sua memória, "Biker Build-Off - Indian Larry Tribute", no qual uma moto foi construída, em sua homenagem, por seus parceiros de longo tempo, Paul Cox e Keino, Billy Lane e Kendall Johnson.

Indian Larry foi responsável por repopularizar o visual limpo, guidão alto, embreagem no pé, câmbio suicida, sem freio dianteiro ou paralama, tanque pequeno, escapes abertos, kickstart e as frentes não lançadas, que prevaleceram nos anos 60, antes das frentes longas se tornarem populares.

Também ator, interpretou a si mesmo no filme "Rocket's Red Glare". Como dublê, participou dos filmes Quiz Show, Muscle Machine, My Mother's Dream, e 200 Cigarrettes. Ele também apareceu em The Late Show with David Letterman, um famoso programa de entrevistas norte-americano.

Como uma de suas marcas registradas, possuía uma tatuagem em seu pescoço, a famosa frase "In God We Trust -Vengeance is mine sayeth the Lord- No Fear". Detalhe para as duas linhas do meio, grafadas em sentido inverso, para que ele pudesse lê-las ao olhar-se no espelho.

Em 28 de agosto de 2004, Indian Larry, como habitualmente fazia, estava realizando manobras em suas motocicletas, no "Liquid Steel Classic" e "Custom Bike Series", em Concord, North Carolina. Uma de suas clássicas manobras era ficar de pé sobre a motocicleta em movimento. Todavia, neste dia, ao realizar um "bis" para agradar seus fãs, infelizmente a moto balançou, ficando fora de controle. Larry foi jogado da moto, sofrendo graves lesões na cabeça, haja vista não estar usando capacete. Levado para o Carolinas Medical Center, em Charlotte, North Carolina, Larry não resistiu às lesões sofridas no acidente, vindo a falecer em 30 de agosto de 2004.

Dois livros foram publicados sobre Indian Larry em 2006, incluindo "Indian Larry: Shaman Chopper", por Dave Nichols e Andrea "Bambi" Cambridge, com fotografia de Michael Lichter, assim como "Indian Larry", de Timothy White.

Sua autobiografia, "Grease Monkey, The Life and Times of Motorcycle Artist Indian Larry", escrita pouco tempo antes de sua morte, foi publicada em 2007.

Mais sobre Indian Larry:

*
Indian Larry Tribute - The Emperor of Old Skool

*
Indian Larry Official Site



INDIAN LARRY´S PERSONAL BIKE - THE GREASE MONKEY:


THE FAMOUS, AWESOME, STUNNING, UNBELIEVABLE CHAIN OF MISTERY:


INDIAN LARRYS´S DADDY O (ED ROTH TRIBUTE):


INDIAN LARRY´S WILD CHILD:

Nenhum comentário: